sexta-feira, 25 de maio de 2012

Leitura e Interdisciplinaridades: Tecendo Redes nos Projetos da Escola


Esta resenha foi escrita por Valdec Romero Castelo Branco, mestre em administração de empresas e educação, disponível na integra no site: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/resenha-do-livro-leitura-e-interdisciplinaridade-tecendo-redes-nos-projetos-da-escola/46934/

Esta é uma resenha do livro “Leitura e Interdisciplinaridades: Tecendo Redes nos Projetos da Escola” de Ângela Kleiman em 1999. P.H.D. em Linguística na University of Illinois, EUA, e também mestra em TESL (Teaching of English as a Second Language) na mesma universidade, Atualmente é professora Titular no Departamento de Línguistica Aplicada da UNICAMP. Suas áreas de pesquisa principais são a leitura e o letramento, com foco no letramento do professor. Na qual Valdec Romero deixa claro que no livro Ângela se retém em sua especialidade.
Romero apresenta seus argumentos, assim como os da autora de forma clara, objetiva e coesa. Tornando assim sua produção prazerosa de se ler, seu texto esta dividido em tópicos, argumentando seus pontos de vistas com base na teórica Kleiman, na qual eles refletem sobre as exigências impostas as instituições de ensino, bem como os projetos de ensino pedagógicos, e os desempenhos das instituições perante os aspectos sociais “extraescolares”.
Assim Romero, começa com a influencia das escolas nos valores sociais dos alunos, em que os autores alegam que a escola reflete os grandes problemas da sociedade contraditória. A começar pelo ensino fragmentado, na qual os alunos são forçados a aprender disciplinas de maneira dispersas entre elas, sem levar em conta valores e necessidades sociais do individuo e da comunidade.
Com isso a resenha traz uma proposta de projeto para diminuir esses problemas, que seria a implantação de interdisciplinaridade e transversalidade entre as disciplinas e aspectos sociais nas escolas. Mas como promover estes projetos? Kleiman propõem que isso seja promovido pela leitura, bem comum entre todas as disciplinas, e grande precursor social e cultural. Entretanto para isso as escolas e os professores de todas as disciplinas, teria que introduzir o hábito da leitura em sala de aulas com temas sobre a política, cultura, meio ambiente, enfim temas úteis, para o dia-a-dia dos estudantes. No entanto Kleiman deixa bem claro que isso não é função estritamente do professor de língua, pois todo professor é um educador e deve incentivar a leitura.
A intenção teste projeto seria transformar alunos receptores, em alunos pesquisadores através da leitura, ou seja, a função docente não é só jogar conhecimento sem nexo e esperar que meia dúzia de alunos aprenda, e sim ensinar algo útil à vida deles, promovendo a interdisciplinaridade entre as matérias para preencher as lacunas possivelmente deixadas por algumas delas. E promover também com leitura a capacidade dos estudantes de correrem atrás de novas informações, ensinar os pupilos a aprenderem sozinhos, desenvolvendo por ventura um senso critica e social. Assim como os professores deve ser capacitados para essa nova abordagem educacional, pois eles devem permanecer de mente aberta para temas da atualidade, presente na vida do aluno.
Como já dito esta resenha critica foi muito bem elaborada pelo autor Valdec Romero, com argumentos plausíveis, e de certa forma óbvios. São argumentos básicos do dia-a-dia de um corpo docente, que dispensa experimentos de carga cientifica exagerada, mas de suma importância nos estudos linguísticos sociais, tendo como base referencial o livro da autora Ângela Kleiman, grande estudiosa da linguagem.
Mais informações e artigos sobre Ângela Kleiman no site: http://www.letramento.iel.unicamp.br/portal/?page_id=106

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